O capotraste, também conhecido como braçadeira, é um acessório usado para prender as cordas no braço do violão, fazendo com que a tonalidade da música seja alterada.
Ele é usado também para executar acordes mais abertos, podendo substituir acordes com pestana, ou pelo menos diminuir a quantidade destes.
E também oferecer a oportunidade de você tocar em outras partes do braço do violão, podendo atingir notas mais agudas.
IMPORTANTE: A casa do violão onde o capotraste está preso se torna a casa "0" zero, ou seja, se o capotraste estiver preso na 4ª casa, esta será a casa zero, e a 5ª casa, por exemplo, será a 1ª casa.
Ele serve também para facilitar a mudança de tonalidade sem ter que mudar os desenhos dos acordes propostos para tocar determinada música.
Por exemplo: Se uma música está no tom de "C" e é necessária a mudança de tonalidade para "D", basta prender o capotraste na 2ª casa do violão e usar os mesmos acordes como se ela estivesse no tom de "C".
Observe que os acordes permanecem os mesmos, mas a tonalidade da música é alterada e passa para o tom de "D".
Isso é importante saber, pois se você estiver tocando seu violão com o capotraste na 3ª casa, utilizando os acordes do tom de "A" (A, D, E, F#m, Bm), por exemplo, e o tecladista te perguntar: "qual é o tom dessa música?", o que você responderia?
Se você respondeu "A", você errou, pois a resposta correta é "C".
A menor distância entre as casas do violão é um semitom, mas o que significa isso?
Um semitom é a menor distância entre uma nota e outra, natural e/ou alterada.
Eu sei que você já deve ter ouvido falar das 7 notas musicais: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si.
Mas existem mais 5 notas, que são chamadas de notas alteradas: dó# ou réb, ré# ou mib, fá# ou solb, sol# ou láb, lá# ou sib.
# - sustenido - O sustenido faz com que a nota seja alterada para meio tom, ou um semitom, acima.
b - bemol - O bemol faz com que a nota seja alterada para meio tom, ou um semitom, abaixo.
Observe essas 12 notas no braço do violão, vamos utilizar a segunda corda como referência.
Primeiro veja como ficam as 7 notas e depois as 12.
Porque preciso saber isso?
Se uma música estiver no tom de "C" e você quiser mudar o tom dela para "D", você terá que andar 2 casas para frente, pois essa é a distância entre estas duas tonalidades ou duas notas.
Agora, se você estiver tocando uma música no tom de "D", por exemplo, e quiser alterar a tonalidade para "C", você terá que fazer a mudança de acordes ou usar o capotraste na 10ª casa, mas neste último caso as notas ficarão mais agudas, faça em seu violão e veja a diferença.
Veja a seguir uma Playlist com as músicas postadas no canal Violão no Tom que usam o capotraste:
Acesse o canal @violaonotom, se inscreva, compartilhe, deixe seu like nos vídeos e ative o sininho para receber notificações de novas postagens.
Bons estudos!
Deus te abençoe!